Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Terrafugia anuncia carro que voa

Decolagem vertical e propulsão híbrida plug-in (veja vídeo)

Fonte: Notícias Automotivas
É um carro ou avião? Seja um ou outro, o conceito Terrafugia TF-X promete revolucionar o transporte pessoal em terra ou no ar. O modelo se baseia no já autorizado a "rodar" Transition, só que tem mais vantagens operacionais e ecológicas. O TF-X utiliza um sistema de decolagem/pouso vertical automático a partir de pods com rotores móveis instalados nas laterais do veículo. Os braços que sustentam estes dois rotores são articulados e se transformam em asas, com os motores nas pontas.

As hélices possuem pás retráteis que são acionadas após a abertura das "asas". Os rotores na posição vertical elevam o TF-X até a altura de transição para o voo horizontal, mudando automaticamente os rotores de posição conforme o veículo aumenta seu deslocamento. O princípio é o mesmo usado pelo transporte aéreo militar Boeing V22 Osprey, que serve nas forças armadas americanas.

Após atingir a velocidade de cruzeiro de 200 km/h, o TF-X desliga os rotores móveis, que são elétricos e alimentados por baterias de lítio recarregáveis externamente (plug-in). Os dois rotores entregam em conjunto 600 cv. Para mover o "carro" durante os 805 km de alcance, um motor a hélice central com 300 cv, instalado na traseira, dá conta do recado.

Para maior segurança dos futuros "pilotos", muitos inexperientes, a Terrafugia desenvolveu uma tecnologia que permite abortar a decolagem caso não haja espaço suficiente ou as condições climáticas não ofereçam condições. Além disso, um software exige que antes da decolagem, o "condutor" escolha uma pista de emergência e uma alternativa a esta.

No caso do destino estar em uma zona de clima que impeça o pouso vertical com segurança, o TF-X escolhe a segunda opção. E também descarta essa se também não oferecer segurança. Por fim, se o tempo estiver ruim nos três pontos de pouso, a decolagem é abortada. Se estiver em voo, o "avião" escolhe pistas alternativas ou mesmo se a autonomia estiver abaixo de 30 minutos, também fará o mesmo.

Por fim, a Terrafugia já pode ser considerada uma "Volvo" dos aviões, pois em caso de emergência mecânica, um paraquedas é acionado automaticamente. E por fim, se o piloto-motorista não responder aos comandos, um sistema de pouso automático fará todo o serviço, aterrizando a aeronave com segurança e sem o controle humano.

Sem falar em preços, a Terrafugia estima que o TF-X vá demorar de oito a doze anos para chegar ao mercado de automóveis e aeronaves nos EUA. Até lá, parece que os motoristas que querem ganhar mais tempo na viagem, terão que decolar literalmente utilizando o Transition.





Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais