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Ká já tem novo preço: R$23.157

Redução do IPI

Fonte: Carroonline
Especialistas projetam retomada das vendas após ações governamentais

Uma série de acontecimentos nos últimos dois dias agitou o mercado automotivo nacional e internacional. Na tarde da última quinta-feira (11) o Ministério da Fazenda isentou os carros com motor até 1.0 da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Enquanto isso, nos Estados Unidos o projeto de ajuda imediata de US$ 14 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões) para GM, Chrysler e Ford foi barrado no senado na noite dessa quinta feira (11), madrugada de sexta (12) no Brasil.
 
Enquanto um certo clima de pessimismo paira sob os EUA, que motivou a administração do presidente Bush a estudar o uso de parte do empréstimo de US$ 700 bilhões (R$ 1,7 trilhão) aprovados para o sistema financeiro daquele país no socorro às fabricantes, no Brasil a expectativa é de que as vendas aumentem com a redução temporária (até 31 de março) do imposto sobre os automóveis.
 
Para Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a medida é "muito bem aceita e ajudará a reduzir a queda nas vendas observada nos últimos meses". Segundo Reze, a expectativa é que, em torno de 60 a 90 dias a partir de agora, a comercialização de carros novos volte a crescer, mas não no mesmo ritmo observado antes da crise. Sobre a diminuição do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para 1,5% ao ano, Reze declarou que a instituição batalhava para uma isenção integral do tributo, porém "o custo de um financiamento será, de qualquer maneira, reduzido".
 
A assessoria da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) informou que "assim que a medida de redução do IOF entrar em vigor, os financiamentos passam automaticamente a receber o imposto menor nas concessionárias". Com relação aos novos valores do IPI, a Associação informa que suas afiliadas estão comprometidas a conceder o desconto aos consumidores e que "isso levará um pouco mais de tempo, pois será necessário refaturar os preços". Em uma pesquisa por concessionárias da Grande São Paulo, o Carro Online apurou com vendedores que eles aguardam as novas tabelas das montadoras para praticar os valores reajustados.
 
Benefícios aos consumidores 
A Fiat informou que repassará toda a redução do IPI aos clientes e os novos preços valem a partir desta sexta-feira (12). O Mille Fire Economy 3 portas, por exemplo, passa a custar R$ 21 754 e o financiamento de veículos da linha também será reduzido, mas as novas taxas e a data em que começarão a valer serão divulgadas posteriormente. A Chevrolet e a Ford seguirão os mesmos passos de sua concorrente e, a partir de sábado (13), adotarão a nova tabela do IPI (que agora incide em 5,5% carros com propulsor flex e em 6,5% os movidos a gasolina, ambos com cilindrada entre 1 000 cm³ e 2 000 cm³). A montadora norte-americana cita em comunicado oficial que o novo Ka será vendido agora por R$ 23 157 ante o preço promocional de R$ 24 900 que os distribuidores da marca estavam praticando. A Volkswagen foi a única que não revelou seu posicionamento perante as novas regras do imposto.
 
Na última quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma revisão dos juros praticados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal para diminuir as taxas cobradas "na ponta" (termo utilizado para referir-se ao custo que chega ao consumidor final) para pessoas físicas e jurídicas. Apesar da euforia inicial, Luiz Carlos Augusto, da consultoria JATO, especializada em mercado automotivo, analisa que "a redução no IPI favorece em grande parte as montadoras, mas é necessário que o governo pense também em medidas para estimular a venda de veículos usados, que são uma importante moeda de troca".
 
Augusto explica que, como os financiamentos para os usados não ofereciam condições atrativas, eles acabaram s



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