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Ford Ka 1.5 Titanium agrada

com os novos Motor 1.5 e câmbio automático.

Ford Ka 1.5 Titanium agrada com os novos Motor 1.5 e câmbio automático.
Com poucas alterações visuais, trunfo da linha 2019 do Ford Ka Sedan está na combinação entre o 1.5 de 136 cv e câmbio automático de seis marchas
Ka Sedan renovado ganhou câmbio automático de seis marchas e novo motor 1.5.
Apesar do visual pouco modificado em relação ao anterior, o Ford Ka chega à linha 2019 com algumas alterações que o carro pedia faz tempo, principalmente o câmbio automático de seis marchas A novidade começou a ser vendida no começo de agosto, e nós já pudemos avaliar a nova versão topo de linha do sedã, agora denominada Titanium (R$ 70.990). Ela substitui a SEL e vem sempre com a transmissão automática.
Com conversor de torque, a caixa (inédita no modelo) é exatamente a mesma oferecida no EcoSport. A suavidade das trocas surpreende, assim como o casamento com o motor. Aliás, essa é outra novidade. Agora, o que está sob o capô das versões mais potentes do Ka Sedan é o motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros, com partida por botão.
Mudanças frontais foram parcimoniosas e incluem novo para-choque.Com a mudança, a potência máxima saltou de 110 cv para 136 cv, quando abastecido com etanol, apenas 1 cv a menos que no EcoSport. Nada mal para um carro mais leve. E o propulsor agora conta com coxins hidráulicos, para amenizar a vibração.
A transmissão agrada pela suavidade e respostas, embora fique devendo as borboletas no volante presentes no EcoSport. Há trocas apenas pelos botões na manopla da alavanca, um toque pouco prático e que acabará levando o motorista a deixar a transmissão fazer o trabalho dela. Como a maior parte dos concorrentes sempre vem com a caixa automática nesta faixa de preço, é inevitável imaginar que o Ford vai ampliar a sua participação no segmento.
Versão Titanium também é novidade da linha Ka 2019.
Na prática, o Ka Sedan não é completamente silencioso, porém, tem isolamento acústico melhor que a concorrência. Além dos novos coxins, a suspensão foi recalibrada para absorver melhor os impactos e agora possui stop hidráulico no conjunto dianteiro, recurso que evita que o amortecedor chegue ao final do curso com batidas secas. Materiais absorvedores de ruídos também foram aplicados sem muita parcimônia.
Ainda falando de reforços, a Ford reforçou a estrutura das colunas e do teto com aços especiais de ultra alta resistência estampado a quente - com aumento de espessura em até 1,2 milímetro. As mudanças para melhorar o desempenho nos testes de colisão foram reveladas com exclusividade por Autoesporte. Vale lembrar que o Ka pré-facelift levou nota zero para adultos no LatinNCAP. De acordo com Gilberto Geri, da engenharia de veículos da montadora, o ganho em rigidez torcional no Ka Sedan foi de 9,2%, "o que permitiu, inclusive, a diminuição de ruído e de vibração dentro do carro".
Traseira não passou por grandes alterações e as lanternas mantiveram o visual.
Ao volante, o torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 rpm (antes, 14,9 kgfm) garante bom comportamento ao três-volumes, porém, mesmo sendo o mais rápido no zero a 100 km/h (10,6 segundos declarados) entre a concorrência, as retomadas não são das mais vigorosas entre os sedãs de entrada. Em relação ao consumo, esse Ford também perde para a concorrência. Enquanto ele roda 12,2 km/l, em média (de acordo com lista divulgada pelo Inmetro/Conpet), o rival Chevrolet Prisma emplaca 12,6 km/l (ambos com etanol).
O entre-eixos de 2,49 metros parece pequeno diante de concorrentes com distâncias maiores, como acontece com o mais recente Fiat Cronos (2,52 metros) e Volkswagen Virtus (2,65 metros). Mas o Ford tem bancos mais verticais e faz um bom uso do pé-direito alto da cabine. Os passageiros sentam mais eretos e acabam exigindo menos espaço para as pernas, o que ajuda a acomodar adultos de até 1,80 metro atrás. O porta-malas de 445 litros declarados também perde para alguns rivais, entretanto, o volume é suficiente para uma família.
Tirando os elementos das lanternas, apenas o para-choque mudou.
Custo-benefício: Salvo pouquíssimas alterações na grade dianteira, nos para-choques e as rodas (de 15", em liga-leve, na versão avaliada), o visual do Ka Sedan continua igual. Mas a Ford sabe que a compra desse tipo de carro é mais determinada pela funcionalidade do que pela "aspiracional". Por isso, vale abrir mão do estilo e investir em tecnologia e conforto. 
Nesse sentido, a lição de casa foi feita direitinho. Além de boas respostas, direção (elétrica progressiva) precisa e câmbio bem acertado, a variante topo de linha do Ka Sedan é bem completa. Não traz, por exemplo, alerta de pressão dos pneus, ou controlador de velocidade (oferecido por concorrentes), mas tem, de série, bancos revestidos de couro, câmera de ré e a exclusividade de oferecer seis air bags (dianteiros, laterais e de cortina) e controles de estabilidade e de tração.
Central multimídia espetada no painel, partida sem chave, bancos de couro: o Ka ganhou muitos itens.
No mais, fazem parte do pacote itens como assistente de partida em rampa, ar-condicionado, trio elétrico, duas entradas USB, sensor de estacionamento, fixação Isofix, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo e a central multimídia Sync 3, com tela de 6,5", reconhecimento de voz e tecnologias AndroidAuto, AppLink e CarPlay. O Waze, por exemplo, pode ser espelhado na tela.
Vale a compra?Mas, afinal, esse novo Ka Sedan vale o investimento? A resposta é sim. A lista completa, a tradição da marca, o suporte dos mais de 360 revendas e a inclusão do câmbio automático acoplado a um motor mais potente, fazem do Ka Sedan ótima opção de compra. De acordo com a Ford, o modelo mantém praticamente o mesmo preço da linha 2018, tendo sido acrescentados apenas os valores dos novos equipamentos - antes, a variante mais cara não chegava nos R$ 60 mil. 
Além de tudo, o sedã compacto tem três anos de garantia e revisão a preço fixo (são R$ 1.276 nas três primeiras). A Ford ainda permite ampliar a garantia em dois anos extras (cinco no total) por R$ 2.930 no sedã. Ainda assim, claro, nunca é demais olhar para a concorrência.
Ficha técnicaMotor: Dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, comando duplo variável, injeção eletrônica, flexCilindrada: 1.497 cm³Potência: 128 cv (gasolina)/136 cv (etanol) a 6.500 rpmTorque: 15,6 kgfm (gasolina)/16,1 kgfm (etanol) a 4.750 rpmTransmissão: Automática de seis velocidades, tração dianteiraDireção: Assistida eletricamenteFreios: Discos na dianteira e a tambor na traseiraPneus: 195/55 R15Dimensões: Comprimento 4,28 metros; Largura 1,91 m; Altura 1,53 m; Entre-eixos 2,49 mTanque: 51 litrosPeso: 1.135 kgPorta-malas: 445 litros
Fonte: Autoesporte.Por: Vagner Aquino.Data: 24/07/2018.



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