Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Como ônibus elétrico

pode mudar realidade do transporte nos grandes centros.

Como ônibus elétrico pode mudar realidade do transporte nos grandes centros.
A mobilidade elétrica trata da substituição total ou parcial de motores de combustão interna por propulsores elétricos. O setor automotivo é o que mais se destaca quando o assunto é eletromobilidade, impulsionado pelo aumento da demanda do mercado global e amparado pelas adequações produtivas em montadoras e fornecedores. Mas a mobilidade elétrica não é só para os carros. Utilizar energia elétrica ao invés de gasolina ou diesel reduz a emissão de poluentes atmosféricos, responsáveis pelo surgimento e/ou agravamento de doenças crônicas, de gases do efeito estufa (GEE) e de poluição sonora.
Em vista disso, a inserção de novas tecnologias também pode ser utilizada a serviço de mudanças sistêmicas no transporte público coletivo por ônibus para contribuir com o desenvolvimento sustentável social e econômico. Transições tecnológicas podem ser maneiras de redesenhar o papel dos serviços de transporte público coletivo. Historicamente deixado à margem dos investimentos públicos em mobilidade, o transporte por ônibus contribuiu para o acelerado crescimento urbano das cidades brasileiras. Justamente por esse motivo, esse é um meio de transporte essencial para o acesso a centros econômicos e culturais que estão cada vez mais distantes dos locais onde mora a maioria da população.
De acordo com Marcus Regis, coordenador de projeto da Empresa Alemã de Cooperação Internacional GIZ, "transporte leva e traz pessoas, mas também traz desenvolvimento". Ao associar transição tecnológica com desenvolvimento local, Regis ressalta a capacidade humana e técnica existente no Brasil, que, se empregada no sentido de atender a demanda interna por mais quantidade e melhor qualidade de transporte para pessoas pode, entre outras coisas, alavancar a indústria nacional. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), somente cerca de 30% dos municípios brasileiros possuem transporte público coletivo.
Essa escassez de transporte coletivo também é realidade nas capitais e nas regiões metropolitanas, onde a população sofre com longos tempos de espera no ponto de ônibus ou precisa realizar extensos e exaustivos trajetos até chegar ao local de embarque mais próximo. O custo dos serviços de transporte é sempre utilizado como justificativa para frear investimentos. Regis também afirma que a "conta" do transporte público não fecha no preço da passagem, ao mesmo tempo que ressalta como a expansão e a qualificação do sistema podem promover o desenvolvimento local e nacional de forma integrada, gerando mais empregos e melhorando a qualidade de vida da população.
Mudar exige um custo enorme, mas custa muito mais não fazer nada. Custos que são ambientais, mas também são sociais e econômicos", diz. Os desafios para a expansão e inovação tecnológica do setor de transporte passam por mudanças culturais, que, por sua vez, precisam influenciar a redefinição de políticas públicas, oportunidades de financiamento e de desenvolvimento tecnológico.
A construção de ambientes de inovação como plataforma para o setor pode ter por referência experiências como o Clean Air Action Plan (Plano de Ação Ar do Limpo) de Amsterdam-HOL, onde a eletromobilidade é estratégica para o alcance de seus objetivos.
No entanto, é importante se atentar para o fato de que uma estratégia para o Brasil precisa incluir perspectivas que considerem não só os diferentes portes populacionais, como também as diferenças de nível econômico, político e social e as assimetrias regionais.
É preciso que do diálogo entre os setores público e privado e a sociedade saia uma estratégia inclusiva, realista e adequadas às necessidades das cidades brasileiras, além de viável", enfatiza Regis.
O coordenador de projetos da GIZ, que também é coordenador-executivo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), relata que dá trabalho trazer governo federal, estadual e municipal, junto com a indústria e a sociedade civil, para falar de problemas que afetam e interessam a todos.
Por isso, foi criada a PNME, que agrega mais de 30 instituições da indústria, governo, sociedade civil e academia, como tentativa de trazer essa pluralidade de opiniões sobre o mesmo assunto e unificar o debate.
Entre os dias 16 e 19 de novembro acontecerá um evento online e gratuito sobre o tema: a 1ª Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Como parte da estratégia da plataforma de facilitação de diálogos entre especialistas, responsáveis por gestões, pessoas da academia, entre outras. A conferência abordará e desdobrará temas apresentados na coluna de hoje.
Fonte: site uol.Kelly Fernandes.Colunista do UOL.06/11/2020 04h00.



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais