Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Carro dirigindo sozinho?

Nova tecnologia dispensa motorista

Fonte: Carro online
Projeto desenvolvido com a Volvo fez veículo se guiar com base no modelo à frente

O projeto europeu SARTRE, que significa "comboios seguros para o meio ambiente", teve seus primeiros resultados positivos exibidos em vídeo nesta última segunda-feira (17). Realizado em conjunto com a Volvo, a tecnologia permite com que um veículo seja dirigido sem a intervenção do motorista, somente sendo guiado pelo automóvel à frente.
 
De acordo com os idealizadores do SARTRE,o sistema tem o potencial de aprimorar a fluidez do tráfego, diminuir tempo de viagens, diminuir o consumo de combustível e emissão de poluentes, além de oferecer maior conforto para o motorista. O componente utiliza sensores de posicionamento e GPS para medir não apenas a distância entre o veículo à frente e à trás, mas também a movimentação do volante do modelo guia, de modo a prevenir futuras manobras.
 
O material exibido pela Volvo mostra um motorista que trafega sem utilizar os controles do modelo e conforme o apresentador, "pode ler jornal ou tomar seu café da manhã a 90 km/h". O condutor, por sua vez, afirma durante as tomadas que "Isso é um tanto incomum (...) Ainda não estou confortável, mas é preciso confiar no sistema". Confira o vídeo de divulgação abaixo.





Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais