Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

BMW i3 no Brasil em 2014

Confira detalhes do lançamento mundial do modelo

Fonte: Carroonline
A BMW realiza nesta segunda-feira (29) uma apresentação simultânea em Nova York, Londres e Pequim da versão de produção do i3, primeiro compacto com propulsão totalmente elétrica da marca.

Segundo os dados oficiais, o modelo conta com 170 cv de potência e 25,4 kgfm de torque. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7s2 e sua velocidade máxima é limitada em 150 km/h por "motivo de eficiência", declara a BMW.

A fabricante alemã aposta em uma previsão de que 150.000 carros elétricos serão comercializados até o fim deste ano. O i3 começa a ser vendido na Alemanha e alguns mercados europeus em novembro deste ano. China, Japão e EUA passarão a contar com o elétrico disponível no primeiro semestre de 2014. Conseguimos apurar que o i3 desembarca no Brasil no segundo semestre de 2014.

Pensado para o uso urbano, a autonomia do modelo pode variar de 130 a 160 km, suprindo a necessidade diária de grande parte dos deslocamentos na cidade. Em pesquisas da marca, a distância dirigida diariamente gira em torno de 64 km. O i3 contará, para que desejar, com a opção de um motor a combustão bicilíndrico de 34 cv (Range Extender) que eleva a autonomia para 300 km.

Na Alemanha o i3 custará a partir de 34.950 euros (cerca de R$ 105.000 sem considerar as taxas de importação e demais custos) ou 39.450 euros (cerca de R$ 118.000 sem considerar as taxas de importação e demais custos) caso o cliente opte por levar o i3 com o Range Extender.

Ainda não existe previsão de preço para o i3 no Brasil, contudo a equipe da BMW revelou que a importação do modelo representará também um desafio estratégico nas vendas, uma vez que será necessário criar um esquema de atendimento especial e que contemple até uma assistência ao proprietário caso a carga da bateria se esgote. Ao contrário de mercado mais desenvolvidos e prontos para o uso de automóveis do tipo, ainda não encontramos uma boa estrutura para uso de veículos elétricos no Brasil, como carregadores em locais públicos.

Construído com amplo uso de fibra de carbono, o i3 pesa 1.195 kg e oferece bom espaço interno, conforme verificamos. Em linhas gerais, seu tamanho é próximo ao de um Série 1, mas com habitáculo similar ao da Série 3. A BMW acrescenta que carregar as baterias do i3 corresponde a um custo 30% menor (média global) se comparado ao abastecimento com combustível.

A estrutura do i3 é bem inovadora, investindo fortemente no uso de fibra de carbono para aliviar o peso. Além disso, graças a ela os designers têm mais liberdade na criação do formato da carroceria e há um ganho em segurança devido à alta resistência do material. Uma das curiosidades do modelo é que, como o motor não é montado na dianteira, a tradiconal grade no formato duplo rim poderia ser abolida, algo que a equipe de estilo optou por não fazer para manter a identidade visual da fabricante. 

Procurando ofertas da BMW? Clique aqui e confira algumas ofertas que separamos para você.



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais