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BMW flex nas lojas

O 320i inaugura a era dos carros de luxo bicombustível

O BMW 320i passa a aceitar também etanol, além de gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção, em seu motor 2.0 TwinPower Turbo, rendendo os mesmos 184 cv de 5.000 rpm a 6.250 rpm e 27 mkgf de torque dos 1.250 aos 4.500 rpm. A fabricante já oferece o 320i flex nas lojas a partir de R$ 129.950) entregando o veículo em menos de uma semana, segundo conseguimos apurar em algumas concessionárias.  

O feito é histórico, uma vez que ele é o primeiro motor no mundo a conciliar a tencologia flex com a injeção direta e o uso de turbo, recurso criado especificamente para atender a demanda do consumidor brasileiro, adianta a BMW. Segundo Markus Brown, líder do projeto do BMW Série 3, o motor foi desenvolvido pensando na "adequação ao mercado nacional e também no valor residual de revenda mais elevado".

A montadora percorreu 250.000 km testando o novo motor. Independentemente da composição de combustível, o motor funciona com comando variável de válvulas e injeção direta. Combinando o 2.0 biturbo com o câmbio automático de 8 marchas, ele consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7s3 e atinge a velocidade máxima de 235 km/h, segundo a BMW.

A tecnologia ActiveFlex, como é chamada pela BMW, também conta com um sensor de combustível próximo ao motor para monitorar contantemente a composição do combustível (percentual entre etanol e gasolina). Ele determina a mistura ainda na bomba de combustível, antes de chegar ao sistema de injeção, sendo que dessa forma o 2.0 busca trabalhar da maneira mais eficiente possível.

E isso é necessário por conta da diferença das características dos dois combustíveis. A injeção direta de combustível de alta pressão (High Precision Injection), aliada ao controle totalmente variável de válvula (Valvetronic), garante partidas eficientes mesmo quando o ambiente apresenta temperaturas abaixo de zero, dispensando o tanquinho auxiliar e aquecimento do etanol antes de ser injetado nos cilindros.

Isso acontece porque a pressão no momento da injeção é de 200 bar e junto com a temperatura acima dos 250ºC decorrente da partida, o etanol fica suficientemente volátil para a partida. Se você quer garantir o seu, saiba que há uma unidade mais em conta no mercado, que custa R$ 114.950, porém só a gasolina. Fonte: Carroonline

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