Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Lançamento Ford

Piloto automático que lê placa de velocidade

A Ford apresentou na Europa o limitador inteligente de velocidade. Equipado com uma câmera dianteira, o sistema reconhece os sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima aos limites legais da via. O novo S-MAX, lançado no mercado europeu, é o primeiro a estrear o equipamento que depois será oferecido em outros modelos no mundo.

O equipamento permite ao motorista definir a velocidade máxima do veículo por meio de comandos no volante e conta com uma câmera montada no para-brisa que monitora os sinais de trânsito. Quando o limite de velocidade é menor que o programado ele faz a redução necessária e, se o limite aumenta, é novamente reprogramado.

O limitador inteligente de velocidade é capaz de atuar numa faixa de 30 a 200 km/h e produz uma desaceleração suave, reduzindo a alimentação de combustível para o motor em vez de aplicar os freios. Se o veículo ultrapassar a velocidade programada numa ladeira, por exemplo, ele dispara um alarme.

O equipamento também se comunica com o sistema de navegação de bordo para ajudar a manter a velocidade dentro do limite com precisão, principalmente em rodovias longas, onde as distâncias entre as placas de sinalização é maior. Caso necessário, o motorista pode desativar temporariamente o sistema, pisando firmemente no acelerador.

Câmeras e multas
Como no Brasil, o uso de câmeras de monitoramento do trânsito e as multas por excesso de velocidade vêm crescendo na Europa. No Reino Unido, segundo o Ministério dos Transportes, 14% das mortes registradas em acidentes rodoviários em 2011 foram causadas por excesso de velocidade. A França e a Espanha começaram recentemente a reduzir os limites de velocidade em vias urbanas estreitas.

Existem hoje 34.000 câmeras instaladas na Europa, com tecnologia cada vez mais sofisticada, e o valor das multas também tem aumentado. No Reino Unido, o valor máximo da multa por excesso de velocidade em estrada foi elevado para 10.000 libras (ou cerca de 47.600 reais). Em alguns países, o valor da multa é vinculado aos rendimentos do motorista. No início deste ano, um motorista na Finlândia foi multado em 54.000 euros (cerca de 186.000 reais) ao ser flagrado a 103 km/h numa via com limite de 80 km/h. Fonte: CarBlog



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais