Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Carro popular encarece 10% em 2014

Entenda porque o preço pode subir em janeiro

Aproxima-se a virada do ano e com isso começa a valer a adoção obrigatória de ABS (sistema anti-bloqueio dos freios) e duplo airbag frontal para todos os carros de passeio e comerciais leves produzidos no Brasil.

Associe-se a isso a possibilidade de fim da redução do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - e vislumbra-se a possibilidade de um aumento médio de 9,6% nos preços dos carros populares brasileiros.

Na realidade, alguns fabricantes já estão se antecipando e promovendo alterações de valores e incorporando itens de série em seus modelos mais acessíveis. É o caso da Peugeot, que subiu o preço do Peugeot 207 1.4 Active em R$ 3.000, porém incorporando os itens de segurança que serão obrigatórios em 2014.

O preço médio dos carros em 2014 deve ficar 5,6% mais caros, visto que em modelos mais sofisticados a alteração relativa de preços será menor, pois esses carros tiveram menos incentivos fiscais.

Mercado em queda
É importante considerar que o governo e as montadoras sempre lançam mão de "ameaças" de aumento de preços para produzir uma melhora nas vendas. Foi assim todas as vezes que o fim do IPI estava para acabar: o ministro da Fazenda anunciava que o imposto iria subir, e, quando deveria subir, prorrogava-se.

Pode ser que a estratégia esteja sendo usada novamente, até mesmo porque as vendas de carros estão em queda. De janeiro a novembro, o segmento registrou uma retração de 1,8% ante o mesmo período do ano passado. Se não houver uma reversão, será a primeira vez, em dez anos, que ocorre queda de vendas em relação ao ano anterior. Fonte: CarBlog



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais