Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Lançamento Nissan Altima 2014

Confira preço, consumo e especificações

A Nissan do Brasil entra na disputa do segmento de sedãs grandes com a quinta geração do Altima - carro que tem preço sugerido de R$ 99.800, chegado ao Brasil importado dos EUA, onde é produzido na Smyrna, Tennesse. O Novo Altima vem totalmente reformulado, equipado com o motor QR25DE de 2.5 litros e quatro cilindros, que desenvolve 182 cavalos, associado ao câmbio XTRONIC CVT®, complementado pela suspensão traseira multilink.

Entre as inovações, o Altima conta com o assento "gravidade zero", inspirado em estudos da agência espacial nortea-mericana NASA para reduzir a fadiga dos ocupantes, e o Safety Shield, sistema que reúne diversos equipamentos, como o Blind Spot Warning (Monitoramento de pontos cegos), o Lane Departure Warning (Monitoramento de mudança de faixa) e o Moving Object Detection (detetor de objetos em movimento), além da câmera de ré que, no Altima, possui a opção de visão expandida.

Tecnologia
O Nissan Altima conta com o Rear View Monitor, equipamento que oferece visão expandida do que está ao redor por meio de uma pequena câmera instalada na região da placa do veículo. Assim foi possível utilizar sistemas modernos como o Blind Spot Warning (BSW), o Lane Departure Warning (LDW) e o Moving Object Detection (MOD), dispensando o emprego de diversos sensores pelo carro. O Lane Departure Warning (LDW ou monitoramento de mudança de faixa) usa a câmera para monitorar constantemente as faixas de rolamento do pavimento. Se o Altima sai involuntariamente da faixa de rolamento da via sem a seta estar acionada, a 60 km/h ou mais, um aviso sonoro chama a atenção do condutor em conjunto com um alerta no quadro de instrumentos, que piscará continuamente. Caso deseje, o motorista pode desligar temporariamente o recurso por meio do botão localizado no painel, à esquerda do volante, ou totalmente, na configuração acessada pelo computador de bordo.

No caso de algo se mover atrás do carro enquanto ele está dando marcha ré, o Moving Object Detection (MOD ou detector de objetos em movimento) alerta por meio de um sinal sonoro ao motorista. Novidade no Altima, o Blind Spot Warning (BSW ou monitoramento de ponto cego) emite um aviso luminoso no espelho retrovisor quando outro veículo está em uma área de ponto cego. Se a luz de direção estiver acionada, esse alerta vem junto com um aviso sonoro para reforçar a proximidade. A notificação do BSW também é mostrada na tela do Drive-Assist, avançado sistema intuitivo localizado no painel de instrumentos. O sistema Drive-Assist concentra, no painel do Altima, as informações mais importantes para sua conveniência, apresentadas através de um intuitivo design em 3D com mostrador de inclinação projetado para melhorar a visualização.

Localizado entre o odômetro e o velocímetro, o display colorido de quatro polegadas do Drive-Assist é mais próximo e fácil de visualizar que os monitores tradicionais centrais. É personalizável e ajustável pelos botões no volante. Ali estão informações do sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove informações diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display, de acordo com a seleção feita pelo condutor. O sistema também está integrado aos recursos de segurança do Safety Shield. O TPMS com o sistema "easy-fill" emite um aviso da pressão dos pneus para o condutor quando um deles está com a pressão abaixo do recomendado pela fábrica. Ao parar em um posto de gasolina e iniciar a calibração, o motorista receberá a confirmação de que os pneus estão no nível adequado com um toque de buzina. Caso a pressão colocada ultrapasse a recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão. O Drive-Assist mostrará na tela a pressão de cada um deles.

No caso dos freios, o Nissan Altima traz de série freios a discos nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS, que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e a assistência de frenagem (BA). O novo Nissan Altima conta ainda com um botão no interior do porta-luvas que permite trancar a tampa do porta-malas quando o carro é deixado com manobristas. O acesso ao compartimento é barrado inclusive na área do banco traseiro rebatível. Segurança para deixar objetos pessoais sem preocupação.

Estilo
O desenvolvimento do novo Altima, que é produzido na plataforma D (utilizada também pelo crossover Murano e pela nova geração do utilitário esportivo Pathfinder), mantive a personalidade do principal modelo da Nissan no mercado norte-americano. A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que inspirou também o Novo Sentra, aliada ao parachoque encorpado e que abriga os faróis de neblina. Os vincos nas laterais são fortes, com uma linha de cintura marcada que sai dos faróis e vai até o fim da tampa do porta-malas. As lanternas, assim como os faróis, têm desenhos que lembram setas.

Mantendo as mesmas dimensões básicas da geração anterior - ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura -, o Altima tem, logo abaixo do capô, barra antitorção. O modelo conta com maior quantidade de aço avançado de alta resistência Advanced High Tensile Strength Steel (AHTSS), tecnologia patenteada pela Nissan que ajuda a reduzir o peso total ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez da estrutura.

Motor e câmbio
O motor quatro cilindros do Altima desenvolve 182 cavalos a 6 mil rpm e entregando torque de 24,78 kgfm a 4 mil rpm. Ele conta com comando variável de válvulas na admissão e no escape e um novo coletor de admissão com geometria variável, que abre as válvulas em rotações maiores para ajudar a manter a curva de torque mais plana. Esse motor trabalha em conjunto com o câmbio XTRONIC CVT®, transmissão continuamente variável. Uma função interessante do câmbio é o Adaptive Control Shift (ACS), sistema que se adequa ao estilo de cada motorista e pavimento. A transmissão XTRONIC CVT® mantém a rotação do motor reduzida durante conduções em altas velocidades, o que minimiza ruídos e consumo. O ACS reconhece a velocidade, como cada motorista acelera e suas escolhas na condução. Com base nisso, seleciona a relação ideal para as condições específicas e intenções do motorista. Oferece também uma sensação mais direta da aceleração por meio da coordenação da rotação do motor com a velocidade do veículo assim que a aceleração aumenta.

Direção
O Nissan Altima adota direção com assistência hidráulica eletrônica (EHPS). A assistência hidráulica permite uma taxa de redução maior do que com as tradicionais engrenagens, enquanto o pequeno motor elétrico, que funciona diretamente da fonte de alimentação de 12 volts (sem conversor), não precisa ser montado na caixa de direção.

Interior
O acabamento interno compõe-se de elementos na cor Piano Black do habitáculo e detalhes cromados nas portas e painel. O volante tem boa aderência e sensação tátil esportiva, combinado à alavanca de câmbio curta. A iluminação branca brilhante é unificada entre as diferentes telas do quadro de instrumentos e as maçanetas têm materiais suaves ao toque. O apoio de braços central recebeu forrações de padrão superior. Os faróis apresentam melhora da função automática de dois estágios. Em situações de baixa luminosidade durante o dia, os faróis iluminam, mas o restante permanece no modo de luz do dia. No final da tarde, os faróis se acendem e o restante se reverte para a iluminação noturna. As lanternas são de LED, nova assinatura dos modelos da Nissan. A ignição do motor é feita por meio do botão Push Start ou pelo botão de partida remota da chave presencial I-Key, um importante item de conforto e segurança presente nos carros da linha Nissan.

Itens de série: acendimento automático dos faróis (sensor crespuscular); ar-condicionado automático digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico para 10 posições; bancos com revestimento de couro; bancos dianteiros "Zero Gravity" com aquecimento; porta-óculos; luzes de leitura dianteiras e traseiras; para-sol com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro; controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático); retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos com regulagem elétrica, pisca integrado e com aquecimento; tampa de combustível com abertura interna; teto solar com acionamento elétrico; vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque; volante revestido de couro com aquecimento, controles de áudio, piloto automático, Bluetooth® e Drive-Assist e com regulagem de altura e profundidade; ponteiras dupla de escapamento cromadas; tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA; retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo; três cintos de segurança traseiros de três pontos retráteis; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); câmera de ré com imagem integrada ao display central e pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX).

Conectividade
O motorista do Altima conta com sistemas que lhe dão a liberdade de ouvir a música que deseja ou atender a uma ligação sem tirar as mãos do volante. Ou ainda ir aonde deseja com a assistência do sistema de navegação por GPS. Entre as muitas funções voltadas para a conectividade estão o Bluetooth®, que também transfere arquivos de música para o sistema de áudio, conexão USB para iPod® e interface compatível com outros dispositivos móveis.

O sistema de navegação por GPS, por exemplo, está integrado ao Drive-Assist e inclui a ferramenta easy-to-use com sua tela sensível ao toque de 7 polegadas. Outras características do sistema de navegação são a indicação da velocidade limite da via, mapas com rotas para uma condução mais econômica e a exibição de tela dividida.

Revisões
O Altima é vendido com três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, e dos dois anos de uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way, a Nissan se compromete a oferecer preços tabelados de manutenção. O "Compromisso Nissan Altima" engloba ainda revisão com preço fechado para os pacotes das manutenções periódicas (a cada 10 mil quilômetros), que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais. Até os 60 mil km, o proprietário irá desembolsar R$ 3.474. Confira os valores de cada revisão:
10 mil km - R$ 399
20 mil km - R$ 759
30 mil km - R$ 399
40 mil km - R$ 759
50 mil km - R$ 399
60 mil km - R$ 759

Consumo
Segundo o INMETRO, os dados de consumo do Altima 2.5 são os seguintes:
Ciclo urbano (cidade):  10,1 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 13,1 Km/l

Querendo comprar um Nissan Altima? Clique aqui e confira algumas ofertas especiais da Nissan que separamos para você.



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais