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Lei do airbag obrigatório

Aguardando regulamentação

Fonte: Carroonline
Quatro principais empresas do setor esperam cronograma do Contran

Com a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o airbag duplo frontal passou a ser obrigatório nos carros comercializados no Brasil, nacionais ou importados. Todos os modelos lançados a partir da última quinta-feira (19) já devem trazer as bolsas infláveis de série, e os automóveis em linha atualmente terão até 2014 para ganhar o dispositivo. Mas como as quatro principais fabricantes instaladas no país (Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford) receberam a notícia?
 
A mineira Fiat informou por meio de sua assessoria de imprensa que tem condições de equipar toda linha com o airbag duplo, inclusive o Mille, compacto que está há 25 anos no mercado. "Nós já realizamos algumas vendas diretas e exportações, para a Índia por exemplo, que tanto o Mille como o Fiorino receberam airbag, portanto não há uma limitação técnica que nos impeça de colocar o dispositivo neles."
 
A Ford, por sua vez, ainda não possui um cronograma para instalar o airbag na sua gama de modelos, mas informa que o jipe nacional Troller, produzido pela marca que leva o mesmo nome e foi adquirida pela fabricante norte-americana em 2007, receberá o equipamento até a data limite para implantação da lei.
 
Na Chevrolet, a companhia faz questão de ressaltar que "é totalmente a favor da obrigatoriedade do airbag nos carros à venda no país". O Celta, modelo de entrada da empresa no mercado nacional, não oferece as bolsas infláveis como opcional, mas seu projeto contempla a instalação do dispositivo, informou a Chevrolet. Quanto ao prazo para incluir o airbag em todos os seus modelos, a marca informa que aguardará "a regulamentação do Contran, pois além de especificar o tipo de airbag, o órgão precisará montar um cronograma que leva em conta a idade do projeto do carro e o prazo para adaptação do mesmo à nova lei".
 
A Volkswagen, por sua vez, foi a única que ainda não emitiu um posicionamento oficial sobre a obrigatoriedade do airbag. Nos resta saber se a Kombi, que começou a ser produzida no Brasil em 1957 e ainda lidera as vendas em seu setor, poderá receber as bolsas infláveis.



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