Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Polo BlueMotion, dirigindo o futuro

Exclusivo

Fonte: Carroonline
Hatch inaugura no Brasil um segmento alinhado com seus pares na Europa

Tudo bem que no Velho continente ele tem carroceria 3 portas e motor 1.4 diesel, mas é louvável a proposta da Volkswagen de trazer ao nosso país a família BlueMotion, que começará com o Polo e será complementada pelos primos Fox (provavelmente já com a nova cara que estreia neste ano) e Gol em breve, como a fabricante anunciou na última edição do Salão do Automóvel.
 
Mas vamos logo ao que interessa no Polo BlueMotion: o consumo. De acordo com nossas medições de "tanque a tanque", o compacto foi capaz de obter as médias de 9,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, o que resulta em uma excelente combinação de 11 km/l. São números de carro movido a gasolina com a vantagem do menor preço - pelo menos em algumas regiões do país - e menor índice de emissão de poluentes do álcool.
 
Esse apetite frugal foi conseguido, principalmente, graças a quatro alterações em relação ao Polo comum: redução de 26 kg no peso (1 079 kg ante 1 105 kg), inclusão de novos Aero Parts, como são chamadas pela fabricante as peças que diminuem o coeficiente aerodinâmico (resistência ao ar) de 0,35 cx para 0,31 cx, os pneus 165/70 com baixa resistência à rodagem fornecidos pela Dunlop e, por fim, o diferencial alongado em 13,8%.  
 
Por R$ 46 270, o BlueMotion oferece de série ar-condicionado digital, MP3 player com conexão Bluetooth, SD card e USB, direção eletroidráulica (que também colabora para economizar 2,2% de combustível) e rodas de liga leve 14" exclusivas do modelo (importadas, diga-se de passagem) que são feitas de uma liga de alumínio com tratamento térmico para diminuir a resistência ao ar. O interior, revestido com o tecido Popcorn Silver, apresenta elementos claros nas portas e levemente azulado no assento e encosto dos bancos.
 
Quem quiser a comodidade do trio elétrico terá que desembolsar R$ 3 625 a mais pelo item. Já quem prioriza segurança e busca o pacote com airbag e ABS precisará somar mais R$ 2 760. O interessado no Polo BlueMotion terá de gostar da cor prata, pois será a única tonalidade que banhará a carroceria do hatch. Apenas como comparação, o Polo básico parte de R$ 41 150 com ar-condicionado manual, direção hidráulica, ajuste de altura para o banco do motorista e computador de bordo.
 
Mais rápido que o Sportline
No Polo BlueMotion, o motor 1.6 VHT usado no irmão convencional rende os mesmos 104 cv com o combustível vegetal no tanque a 5 250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2 500 rpm, porém, de acordo com nossas aferições em pista de testes, o BlueMotion se saiu melhor que o Sportline graças às mudanças mecânicas.
 
Enquanto a versão "ecológica" acelerou de 0 a 100 km/h em 11s5, o modelo convencional precisou de 12s2 para cumprir a mesma prova. Porém, como o câmbio foi alongado, quem dirige o Polo BlueMotion terá de trocar mais as marchas, o que acaba sendo um pouco mais cansativo ao trafegar na cidade. Uma prova disso é que, na retomada de 80 a 120 km/h em 4ª marcha, o BlueMotion levou 15s3, enquanto o Sportline cumpriu a prova em 12s4.
 
Um aspecto que se destaca na nova opção é o silêncio a bordo da cabine. Os pneus, novamente, contribuem para essa sensação, e ajuda também o fato do motor girar a baixas rotações quando o carro trafega em velocidades constantes. Isso, somado ao bom acabamento geral do modelo, criam um pacote interessante. A suspensão conta com um bom acerto entre esportividade e conforto, segura bem o automóvel nas curvas, sem deixar incliná-lo demais, e é suave para enfrentar buracos, lombadas e valetas nas ruas. Por falar nessas imperfeições, é bom citar que o Polo BlueMotion foi



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais