Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Espelho elimina ponto cego

Invenção surgiu nos EUA

Fonte: Carro online
O professor de Matemática, Andrew Hicks, da Universidade Drexel da Filadélfia, no Estado norte-americano da Pensilvânia, registrou no mês passado, a patente de um espelho projetado por ele e que triplica o campo de visão de um motorista sem grandes distorções de imagem. A invenção poderia ser uma alternativa interessante aos caros sistemas para corrigir os pontos cegos e que são utilizados em veículos de luxo.

A partir de um logarítimo matemático usado por Hicks pela primeira vez em 2008, o espelho passa de 15°, angulação típica de espelhos planos, para 45°. Ele funciona como um globo espelhado de discoteca, porque a luz refletida a partir dele vai para diversas direções. Mas com ajuda da equação logarítmica e de um processo de planificação da imagem, ela torna-se quase precisa, sem distorções.

Hicks começou a trabalhar em uma variação do espelho ainda quando cursava a pós-graduação, em 1996, na Universidade da Pensilvânia, onde aprimorou a capacidade dos robôs em jogar futebol por meio da implantação de um espelho. O trabalho de Hicks ganhou novos horizontes quando um amigo lhe pediu que instalasse um de seus espelhos na bicicleta dele.

Entretanto, o trabalho árduo do matemático pode nunca chegar à indústria automobilística. Isso porque, a legislação dos Estados Unidos exige que o espelho do lado do motorista seja plano. Hicks espera, porém, que sua invenção seja utilizada em outros mercados que não possuam regras semelhantes às vigentes em seu país.



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais