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Há algum problema

em rodar com o estepe temporário?

Há algum problema em rodar com o estepe temporário?
Composto mais fino exige cuidados e tem restrições específicas: entenda.
Os pneus runflat devem ser usados a até 80 km/h e podem rodar por 80 km, no máximo (Foto: Fábio Aro).
Sim, e insistir no uso intensivo do composto pode provocar acidentes graves. Os estepes temporários são mais finos para ocupar menos espaço no porta-malas, e por isso também possuem limitações de velocidade e durabilidade.
Normalmente essa restrição é do tipo 80/80, ou seja, deve-se rodar a, no máximo, 80 km/h, por um trecho que não ultrapasse os 80 quilômetros de distância. Adesivos chamativos no estepe costumam reforçar esses valores, e também servem de indicativo visual para que o motorista providencie o reparo do pneu furado e a reposição o quanto antes.
Por ser mais estreito, esse tipo de estepe tem menos aderência e pode fazer com que o carro perca o controle de forma repentina, sobretudo quando o pneu mais estreito está no eixo traseiro.
No caso dos estepes ultrafinos o problema é ainda maior, pois sua borracha esquenta com mais facilidade em altas velocidades.
Se o conjunto ficar muito tempo rodando acima do limite imposto pela fabricante há até o risco de explosão repentina do conjunto, o que pode provocar um acidente grave.
Um vazio interior
Pneus run flat (Foto: Otávio Silveira / Autoesporte)
O Pneu run-flat tem laterais reforçadas pra sustentar o peso do carro. (Foto: Otávio Silveira/Autoesporte).
Os pneus run-flat, aqueles que podem rodar vazios por algumas dezenas de quilômetros, demandam um cuidado ainda maior.
Quando não há ar dentro deles, quem segura o peso do carro são as laterais do próprio composto. Isso mantém parte da dirigibilidade do carro, mas sua capacidade de fazer curvas e frenagens é seriamente comprometida.
Ir além do recomendado pela fabricante é apostar com sua segurança, pois ultrapassar a velocidade ou distância máxima faz com que o pneu superaqueça, podendo até se soltar da estrutura. Definitivamente, é melhor não arriscar. 
Fonte: Autoesporte.Por: Rodrigo Ribeiro.Data: 06/04/2020 09h19.



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