Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Chevrolet Opala por pouco

não teve Picape média-pequena no Brasil

Chevrolet Opala por pouco não teve Picape média-pequena no Brasil, uma antepassada da Fiat Toro.
Modelo seria uma versão brasileira do El Camino, carro tornado famoso pelo filme de mesmo nome.
Coluna Marcos Rozen - A picape Opala seria um Chevrolet El Camino brasileiro, mas nunca foi lançada. (Foto: Divulgação/ reprodução).
A Picape Opala seria um Chevrolet EL Camino Brasileiro, mas nunca foi lançada. (Foto: Divulgação/ Reprodução).
O Chevrolet El Camino é uma picape bem querida nos Estados Unidos. Relembrado pelo filme de mesmo nome, um derivado da série Breaking Bad, o carro nunca foi vendido oficialmente no Brasil. Porém, por pouco não tivemos algo equivalente: uma picape derivada do grande Opala.  O protótipo foi feito em 1974 e seria a primeira picape do tipo no Brasil. A Fiat também tinha um projeto, contudo, a sua Fiorino chegaria às lojas apenas em 1977. 
Pelas fotos, dá para notar que o protótipo da picape Opala tinha linhas bem menos harmônicas do que as do El Camino. O problema estava nas colunas traseiras. Muito verticais, elas pareciam adaptadas. Um visual bem diferente das colunas inclinadas do Chevy americano, uma solução que não interferia no volume da caçamba, uma vez que era apenas contornada pelos pilares.
El Camino americano tem estilo melhor resolvido (Foto: Divulgação).
O vinco na linha de cintura seguia a altura original, mas a caçamba tinha bordas bem mais elevadas, outro toque que parecia uma adaptação. Porém, a solução garantiria um belo espaço para cargas, uma vez que o comprimento poderia ser superior ao de uma Caravan, cerca de 4,80 metros. Longe dos 5,28 de um El Camino da época. Ainda assim, muito mais que uma picapinha compacta, exemplo da própria Fiorino.
A construção apostou na modificação do monobloco do carro original. Uma arquitetura com suspensão dianteira independente era bem mais civilizada do que as pesadas picapes grandes, feitas com cabine sobre chassi e com eixos rígidos. Um projeto para cargas médias e utilização predominante em asfalto e vias de terra batida. 
Picapes derivadas de automóveis se popularizaram no Brasil somente com a Fiorino e as subsequentes Chevy 500 e VW Saveiro. Muito depois da picape Opala. Nos Estados Unidos, alguns fabricantes se destacaram na criação deste tipo de utilitário. Além da Chevrolet, a Ford também teve a sua Ranchero. E a Holden e Ford australiana há muito construiam os Utes, utilitários feitos com base nas versões cupê dos carros locais.
O perfil não era tão harmonioso, mas o protótipo tem seu charme (Foto: Divulgação).
No final, a picape Opala não foi para a frente. O projeto foi cancelado em 1975, ao contrário da contemporânea Caravan. Uma das razões para abortar o projeto foi medo de uma concorrência interna com as grandes C-10. Não haveria muita separação de preço entre ambas.
Como era a criação de um protótipo:Antigamente, antes das modernidades digitais de hoje em dia, o desenvolvimento de um novo carro era processo digno de um filme de ação e suspense. Envolvia centenas de desenhos, cálculos, variáveis e pessoas. Não raro a proposta de um novo modelo causava sérias disputas internas nas montadoras: era a engenharia contra o financeiro, o marketing versus a manufatura e por aí vai.
Pela complexidade do processo, a proposta de muitos novos modelos morria já nas primeiras etapas: por vezes eles não passavam sequer de um esboço de design. Outros, porém, conseguiam aos poucos vencer as resistências aqui e ali e seguiam o processo de desenvolvimento até encontrar a fase mais aguda: a construção de um protótipo.
Traseira ostentava o logotipo da Chevrolet, mas não o nome do modelo (Foto: Divulgação).
Essa era a etapa seguinte à do mockup, na qual o modelo era construído em tamanho real em argila, sem interior nem mecânica. Um protótipo já é um carro real - e único. Geralmente os protótipos eram usados para testes e coleta de opiniões sobre seu estilo e características, às vezes em clínicas secretas com potenciais consumidores.
Mesmo após tudo isso, o Chevrolet Opala picape foi descartado. Na década seguinte, seria a vez da Monza perua (confira as fotos exclusivas do modelo). Saudades de um passado que não aconteceu.
Fonte: Autoesporte.Por: Marcos Rozen com Julio Cabral.29/02/2020 09h45.



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais