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Volkswagen Jetta 1.4 TSI

tem preço próximo do Vitus Highline, mas anda mais.

Teste: Volkswagen Jetta 1.4 TSI tem preço próximo do Vitus Highline, mas anda mais.
Sedã médio da VW traz o mesmo conjunto mecânico das demais versões, bom nível de conforto e tem preço sugerido de R$ 99.990
Versão básica do Jetta dispensa sobrenome e é chamada apenas de 250 TSI (Foto: Divulgação)VERSÃO BÁSICA DO JETTA DISPENSA SOBRENOME E É CHAMADA APENAS DE 250 TSI (FOTO: DIVULGAÇÃO)Imagine adquirir um Volkswagen Jetta - cuja nova geração estreou há aproximadamente três meses no Brasil - com o mesmo conjunto motriz das versões Comfortline e R-Line, os principais itens de conforto e conectividade, mas desembolsando cerca de R$ 10 mil a menos. Gostou da ideia? Pois então saiba que a nova configuração de entrada do três-volumes produzido no México já está disponível nas concessionárias da marca por R$ 99.990.
E antes que você pense que se trata de um carro "pelado" ou com alguma mudança mecânica que justifique o preço menor, vale explicar: sim, essa nova versão do Jetta é menos equipada que a Comfortline (que sai por R$ 109.990), mas, em compensação, ela traz o mesmo bom conjunto motriz, composto pelo moderno motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas, assim como a eficiente suspensão - dianteira do tipo McPherson e traseira com eixo de torção.
Virtus completo ou Jetta de acesso? Tanto faz para a VolksVendida por R$ 100 mil (em bom português), a nova versão do três-volumes tem custo-benefício bastante atraente, já que por R$ 88.484 (sem pintura metálica) é possível adquirir um Virtus Highline completo (com quadro de instrumentos 100% digital, central Discover Media com navegador integrado, borboletas para trocas de marcha e detector de fadiga, entre outros itens), mas com menos espaço interno, acabamento menos refinado e motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm. Os executivos da VW sabem que o consumidor pode ficar em dúvida entre os dois modelos, mas, para eles, desde que a escolha seja entre dois carros da marca, não há problema.
Entre as mudanças, o Volkswagen Jetta de acesso tem rodas aro 16 (Foto: Divulgação)ENTRE AS MUDANÇAS, O VOLKSWAGEN JETTA DE ACESSO TEM RODAS ARO 16 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Batizado apenas como VW Jetta 250 TSI, a nova configuração também exibe praticamente o mesmo visual da versão imediatamente superior (Comfortline). Até os faróis, lanternas e luzes de condução diurna de LED estão presentes - mas os faróis auxiliares de neblina não. Os mais atentos certamente vão reparar nas rodas de 16 polegadas (em vez das de 17 polegadas) com desenho diferenciado. Até a oferta de cores é a mesma, com três opções sólidas (branco, preto e vermelho) e duas metálicas opcionais (prata e cinza), que custam R$ 1.480. A pintura metálica, aliás, é o único opcional do veículo.
É na hora de se acomodar que surgem as primeiras - e mais perceptíveis - diferenças deste novo Jetta em relação aos demais. A chave não é presencial, os bancos têm revestimento de tecido e o volante não tem acabamento de couro, nem borboletas para trocas de marcha. O sistema de som também é mais simples, com quatro alto-falantes (não há tweeters embutidos nas colunas) e o retrovisor interno não possui sensor eletrocrômico.
Por dentro, a grande diferença fica por conta da ausência de revestimento de couro (Foto: Divulgação)POR DENTRO, A GRANDE DIFERENÇA FICA POR CONTA DA AUSÊNCIA DE REVESTIMENTO DE COURO (FOTO: DIVULGAÇÃO)Atrás, percebe-se a ausência do descansa-braços central rebatível com porta-copos integrado. Esses itens fazem falta? Alguns mais do que outros (como contaremos adiante), só que o novo Jetta 250 TSI está longe de ser um carro "basicão".
Ar-condicionado automático digital de duas zonas, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, seis airbags, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela tátil de oito polegadas Composition Media (que permite "espelhar" celulares com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink), volante multifunção, sensores de manobra dianteiro e traseiro, Start-stop, sensores crepuscular e de chuva e controlador de velocidade de cruzeiro são todos equipamentos de série. Um pacote de itens bastante recheado.
Quadro de instrumentos é analógico, o painel digital é restrito ao Jetta R-Line (Foto: Divulgação)QUADRO DE INSTRUMENTOS É ANALÓGICO, O PAINEL DIGITAL É RESTRITO AO JETTA R-LINE (FOTO: DIVULGAÇÃO)Porém, oartida por botão, iluminação ambiente, revestimento de couro nos bancos e volante, seletor de perfil do condutor, câmera traseira, função Eco e navegador incorporado à central multimídia são equipamentos de comodidade ausentes no novo Jetta de entrada. Talvez a diferença em relação ao Comfortline recomende a compra da versão intermediária, cujo valor de entrada é R$ 10 mil superior. 
O espaço interno - característica que vale ressaltar, conseguida graças à estrutura modular MQB - é das melhores e certamente vai agradar quem prioriza esse quesito. Os 2,69 metros de entre-eixos leva bem dois adultos altos atrás, apenas o túnel central mais elevado pode atrapalhar um eventual quinto ocupante.
Durante o test-drive, a nova versão de entrada do VW Jetta exibiu mais suavidade ao rodar do que as demais, provavelmente por conta dos pneus de perfil maior. O 250 TSI usa modelos 205/60 R16, enquanto os do Comfortline e do R-Line são 205/55 R17. De resto, o comportamento dinâmico do sedã não mostrou grandes diferenças, com o bom motor 1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm mostrando fôlego e elasticidade em todas as faixas de rotação. O desempenho é bom para um modelo dessa categoria, assim como o nível de ruído.
Central multimídia é como nos demais, mas o sistema de som é mais simples' (Foto: Divulgação)CENTRAL MULTIMÍDIA É COMO NOS DEMAIS, MAS O SISTEMA DE SOM É MAIS SIMPLES' (FOTO: DIVULGAÇÃO)Na pista da Autoesporte, o novo Jetta 1.4 TSI arrancou da imobilidade aos 100 km/h em 8,6 segundos, desempenho bem melhor do que o da antiga geração. Além disso, o casamento azeitado entre motor e câmbio permitiu retomadas igualmente ligeiras. São necessários apenas 4,6 segundos para recuperar de 60 a 100 km/h. As frenagens também são curtinhas, estamos falando de apenas 25,8 metros para estancar vindo a 80 km/h.
Diante de tamanho fôlego mecânico, o item cuja ausência foi mais sentida durante a avaliação foram as borboletas para trocas de marcha junto ao volante. Mas, mesmo assim, é preciso relativizar, já que a falta do equipamento pode incomodar aqueles que estão acostumados com o item. Mas para quem nunca as usou - ou não está habituado com essa comodidade - provavelmente elas não farão falta nenhuma. Além disso, para quem faz questão, é possível comandar as trocas manualmente por meio da alavanca.
O desempenho é tão bom quanto o do Golf com o mesmo motor (Foto: Divulgação)O DESEMPENHO É TÃO BOM QUANTO O DO GOLF COM O MESMO MOTOR (FOTO: DIVULGAÇÃO)Aqueles interessados em economizar em tudo ainda têm o consumo como ponto forte. Mesmo abastecido com etanol, o Jetta 1.4 TSI percorreu 9,1 km/l na cidade. A média nas rodovias chegam a ótimos 14,2 km/l. 
Outro item que torna o custo-benefício do novo Jetta 250 TSI mais atraente é o plano de manutenção no qual as três primeiras revisões são gratuitas e que, de acordo com Rodrigo Purchio, gerente de marketing da Volkswagen, correspondem ao período de dois anos e meio a três anos de uso do veículo.
TesteAceleração0 - 100 km/h: 8,6 s0 - 400 m: 16,1 s0 - 1.000 m: 29,3 sVel. a 1.000 m: 182,7 km/hVel. real a 100 km/h: 97 km/h
Retomada40-80 km/h (Drive): 3,7 s60-100 km/h (D): 4,6 s80-120 km/h (D): 5,7 s
Frenagem100 - 0 km/h: 40,3 m80 - 0 km/h: 25,8 m60 - 0 km/h: 14,5 m
ConsumoUrbano: 9,1 km/lRodoviário: 14,2 km/lMédia: 11,6 km/lAut. em estrada:580,0 km
Ficha técnicaMotorDianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.4, 16V, injeção direta, turbo, flex
Potência150 cv a 5.000 rpm
Torque25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm
CâmbioAutomático de 6 marchas; tração dianteira
DireçãoElétrica
SuspensãoIndep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
FreiosDiscos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus205/60 R16
DimensõesCompr.: 4,70 mLargura: 1,80 mAltura: 1,47 mEntre-eixos: 2,69 m
Tanque50 litros
Porta-malas510 litros litros (fabricante)
Peso1.298 kg
Central multimídia8 pol., é sensível ao toque
Garantia3 anos
Cesta de peçasR$ 12.070
SeguroR$ 4.168
Revisões10 mil km: Grátis20 mil km:Grátis30 mil km: Grátis
Fonte: Autoesporte.Por Wilson Toume.21/12/2018 06h04.



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