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Porsche Panamera Sport Turismo

é a perua que esperávamos.

Porsche Panamera Sport Turismo é a perua que esperávamos.
Donos de Porsche injuriados por terem de usar um SUV para levar as crianças à escola devem estar dando pulos de alegria. A marca finalmente apresentará uma perua para chamar de sua, a Panamera Sport Turismo. Curioso é que a Porsche reluta em chamá-la pelo que ela é e diz apenas que ela é uma "nova opção de carroceria". Bobagem, já que essa bela nova opção deverá fazer tanto sucesso quanto seu preço permitir.

A nova perua tem 5,05 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,43 m de altura e um entre-eixos de generosos 2,95 m. São quase exatamente as mesmas medidas do "sedã", ou cupê de cinco portas, como se convencionou chamar o Panamera. A única diferença fica na altura: a Sport Turismo é 1 cm mais alta. Ela pode receber rodas de aro até 21″ e tem um porta-malas de 520 litros, apenas 25 litros maior do que o do Panamera. Mas chega a 1.390 litros com os bancos rebatidos e tem uma tampa com abertura mais baixa, que deve facilitar o embarque de malas grandes ou objetos pesados.

Segundo a Porsche, a Sport Turismo se destaca pela versatilidade. O teto mais alto atrás permite carregar itens mais altos. Fabricada sobre a nova plataforma MSB Evo, ela deve pesar pouca coisa a mais do que o Panamera, mas a Porsche não informou quanto isso seria até agora. Só os preços e as motorizações, além das medidas.

Com início de entregas em 7 de outubro, na Europa, a Panamera Sport Turismo já pode ser encomendada. A versão Panamera 4 Sport Turismo custa 97.557 euros e vem com motor V6 3.0 de 330 cv. Ela é mais cara do que o Panamera equivalente, que custa hoje 94.701 euros na Alemanha.

A híbrida, chamada de Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, usa um V6 2.9, mas aliado a um motor elétrico de 136 cv. Com isso, sua potência total atinge 462 cv e seu preço bate em 112.075 euros. Acima dela vem a Panamera 4S Sport Turismo, vendida a  120.048 euros com um motor V6 2.9 biturbo de 440 cv. As duas opções topo de linha usam motores V8 4.0, mas uma é diesel, a Panamera 4S Diesel Sport Turismo, com 422 cv e preço de 123.975 euros. A perua com o 8-canecos a gasolina é a Panamera Turbo Sport Turismo, com 550 cv e etiqueta de 158.604 euros. Tudo com impostos já incluídos. Ao Brasil, o Panamera 4S chegou no mês passado por R$ 758 mil.

Um dos aspectos mais interessantes da perua é o aerofólio eletricamente ajustável, chamado pela Porsche de PAA (Porsche Active Aerodynamics). Até 170 km/h, ele fica na mesma posição, um ângulo de -7º que reduz o arrasto e melhora o consumo de combustível. Acima dessa velocidade, ele entra na posição de alto desempenho, com ângulo de 1º. Se o modo Sport ou Sport Plus for selecionado, ele faz o mesmo ajuste a partir de 90 km/h. Se o teto panorâmico estiver aberto, o ângulo do PAA muda para 26°, ajudando a minimizar o ruído de vento. O sistema aumenta o downforce em até 50 kg sobre o eixo traseiro.

Outra coisa legal da nova perua é a honestidade da Porsche em dizer que os bancos traseiros são 4+1. Cabe um terceiro passageiro na parte do meio, mas o caboclo vai sofrer. Ou ele aceita a condição ou o dono do carro já parte logo para o arranjo de dois bancos individuais na parte de trás, com ajustes elétricos individuais e tudo que tem direito. Inclusive o de andar de passageiro em uma das peruas mais legais da história.
Fonte: Carplace 02/03/2017 | Por: Gustavo Henrique Ruffo.



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